Di Guariglia
51 3024 6959

Fisioterapia Traumato Ortopédica


Fisioterapia

A Fisioterapia Traumato-ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares, tendíneas e musculares, resultantes de traumas ou lesões e suas conseqüências imediatas e tardias, por esforços repetitivos e patologias ortopédicas. Trabalhando na reabilitação de pós-cirurgicos, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, dentre outras. Com objetivo de analgesia, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, estabilização articular, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducaçãodo movimento. Utilizamos recursos eletrotermofototerápia, terapia manual, cinesioterapia e reprogramação neuromuscular.


A má postura é um problema que nos últimos anos vem causando muitas dores na população em geral. A reeducação postural sempre vai ser inclusa no tratamento do paciente com disfunção muscular, osteoarticular e tendínea, pois essas patologias estão diretamente ligadas a uma disfunção de grupo musculares apresentando desequilíbrios de forças, causando alterações e deformidades ao indivíduo, como por exemplo: A escoliose, o joelho valgo e o excesso ou diminuição das curvaturas da coluna vertebral.


Essas alterações podem gerar patologias crônicas, como, tendinites, bursites, hérnias de disco e etc.


A fisioterapia esportiva preza a reabilitação do atleta com a recuperação dos danos gerados ou causados por um excesso de força, falta de estabilidade articular ou lesões musculoesqueléticas.


Nossa abordagem com o tratamento de atletas tem como objetivo:

• Retornar o paciente para sua atividade esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão;

• Promover condições ao sistema músculoesquelético para a prática da modalidade esportiva;

• Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos;

• Orientar e preparar o paciente/atleta que deseja retornar a sua atividade física, mas que ainda necessita de intervenção fisioterapêutica;

• Avaliar funcionalmente se o paciente será apto a retornar ao esporte, minimizando as recidivas de lesões;

• Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas;

• Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema músculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento.


Para iniciar o tratamento é indicado que o paciente agende uma avaliação com o fisioterapeuta responsável.


Roberta Simões

Fisioterapeuta

Crefito-5 222.848

Roberta Simões

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista, IPA (2015/2); Especialização em Cinesiologia pela ESEFID/UFRGS (em andamento) 2016/2017; Atuação profissional nas áreas de Reeducação postural, traumato-ortopedia e esportiva.

Formação complementar:

Introdução ao método GDS.

Philippe Campignion, PC, França.


ISO STRETCHING - Método de Correção Postural.

Instituto Soulier, SOULIER, Brasil.


Reprogramação Neuromuscular Postural Preventiva.

Instituto Golden / Fisioterapia e Pilates, GOLDEN, Brasil.


Extensão universitária em CORE 360º - Treinamento Funcional. Academica Bodytech, BT, Brasil.


Sling Core. (Carga horária: 16h).

Sociedade Sling Training Fisioterapia e Saúde Ltda, SSTB, Brasil.